Dermatologia Veterinária
Sabemos que os cães e gatos apresentam diversas doenças de pele onde necessitam de um atendimento dermatológico especializado.
Algumas doenças são comuns tendo os sintomas observados pelos tutores como, por exemplo, coceira (prurido) persistentes, lambeduras em patas excessivas, falta de pêlos (alopecias) entre outras. Apenas um médico veterinário dermatologista pode identificar, diagnosticar e oferecer o melhor e mais moderno tratamento.
Tratamentos
- Acne Felina
- Alergias
- Alopecia Canina e Felina (falta de pelos)
- Coceira
- Descamação da pele ("caspa")
- Fungos
- Manchas
- Nódulos e Cistos
- Sarna
- Micose
Exames
- Realização de raspados de pele (pesquisa de ectoparasitas)
- Citologias de pele
- Tricograma (avalia a fase do ciclo de pelo e crescimento)
- Dermatoscopia (avalia lesões cutâneas)
- Culturas fúngicas
- Biópsias de pele (remoção de fragmento da pele)
- Testes alérgicos cutâneos (prick test e patch test)
Responsável pelo atendimento em Oncologia Veterinária
Dra. Daniele Carrara
Dermatologia e Oncologia
Nascida em São Paulo, a Dra Daniele Carrara sempre foi apaixonada por cães e gatos onde iniciou sua carreira na medicina veterinária em 2002. Durante a faculdade se encantou pela dermatologia onde se dedicou a estudar e entender melhor. Após formada, iniciou a pós graduação (2008) em Dermatologia Veterinária e iniciou atendimentos em clínicas parceiras. Na Dermatologia se encantou por outra especialidade e resolveu iniciar outra pós-graduação em Oncologia veterinária (2014). Realiza atendimentos em ambas especialidades e hoje é chefe-responsável pelo setor de Dermatologia e Oncologia na Clínica Dermathica.
Principal doença de pele em Cães e Gatos
Alopecia X
O que é Alopecia X?
Quando o animal apresenta alopecia X, podemos observar uma pelagem opaca (seca), sem brilho e uma pele enegrecida (escura) apresentando alopecias (falhas de pelos) em todo corpo. Observamos principalmente em região de pescoço, coxas e períneo. Alopecia X é uma condição clínica observada tanto em machos como em fêmeas, com idade de 1 a 12 anos.
Como é feito o diagnóstico?
Seu diagnóstico é clínico e dermatológico, onde realiza-se exames como tricograma, dermatoscopia e biópsia de pele (remoção de fragmento de pele).
Nos casos de Alopecia X que observamos nas raças Spitz Alemão, Lulu de Pomerania, Chow Chow, Akita, Samoieda e Poodle o veterinário dermatologista irá avaliar, examinar a pele (através de exames específicos) e os pelos (ciclo piloso) buscando o diagnóstico preciso.
O que causa Alopecia X?
Com estudos mais recentes dos últimos anos, podemos afirmar que a causa está relacionada a fatores genéticos.
Existe tratamento para Alopecia X?
O tratamento não é específico sendo que cada animal pode responder de uma forma. Dentre eles, podemos citar a realização de medicação terapêutica para o crescimento piloso, castração, reposição hormonal e a realização de microagulhamento de baixo trauma cutâneo.
Lembramos que todos os tratamentos possuem vantagens e desvantagens, porém as taxas de sucesso chegam a 85% de repilação cutânea.
O que acontece se não tratar ?
A pelagem canina e felina vai muito além da estética, funciona como uma proteção natural do frio e do sol, ajudando os pets a manter sua temperatura corporal evitando que as camadas mais finas fiquem expostas à radiação dos raios solares, que em alguns casos podem apresentar queimaduras e/ ou câncer de pele.