Nos casos de ALOPECIA X que observamos nas raças Spitz Alemão, Lulu de Pomerania, Chow Chow, Akita, Samoieda e Poodle o veterinário dermatologista irá avaliar, examinar a pele (através de exames específicos) e os pêlos (ciclo piloso) buscando o diagnóstico preciso.
Alopecia X é uma condição clínica observada tanto em machos como em fêmeas, com idade de 1 a 12 anos.
Nos últimos anos, podemos afirmar que a causa está relacionada a fatores genéticos. Podemos observar uma pelagem opaca (seca), sem brilho e uma pele enegrecida (escura) apresentando alopecias (falhas) em todo corpo. Observamos principalmente em região de pescoço, coxas e períneo.
Seu diagnóstico é clínico e dermatológico, onde realiza-se exames como tricograma, dermatoscopia e biópsia de pele (remoção de fragmento de pele).
O tratamento não é específico sendo que cada animal pode responder de uma forma. Dentre eles, podemos citar a realização de medicação terapêutica para o crescimento piloso, castração, reposição hormonal e a realização de microagulhamento de baixo trauma cutâneo.
Lembramos que todos os tratamentos possuem vantagens e desvantagens, porém as taxas de sucesso chegam a 85% de repilação cutânea.
A pelagem canina e felina vai muito além da estética, funciona como uma proteção natural do frio e do sol, ajudando os pets a manter sua temperatura corporal evitando que as camadas mais finas fiquem expostas à radiação dos raios solares, que em alguns casos podem apresentar queimaduras e/ ou câncer de pele.
Em caso de sintomas procure um veterinário!